Tratamento do Lixo Hospitalar

A gerência de Resíduos Sólidos do HGNI está realizando treinamento de profissionais para orientar e tirar dúvidas sobre a implantação do serviço em todos os setores da unidade. Duas quartas-feiras por mês, às 14 horas, acontecem palestras, no Centro de Estudos do HGNI, para orientar os estagiários que chegam na unidade. Estas são ministradas em parceria com os responsáveis pelo Aterro Sanitário do município.

O tratamento de lixo hospitalar começou a ser implantado no HGNI no início do ano de 2005. Desde então têm sido feitas palestras para orientar os funcionários sobre o processo. O lixo é separado na própria unidade hospitalar por lixeiras que estão identificadas. Os resíduos sólidos são classificados em: infectantes, comuns, radiológicos e químicos perigosos. Cada um deles tem um destino final separado. Eles são segregados (acondicionados) em recipientes separados, transportados ao abrigo sanitário e recolhido de forma correta. O objetivo é contribuir com o meio ambiente e com a qualidade de vida da população. A idéia é levar o projeto para todas os setores do HGNI e para as unidades de saúde de Nova Iguaçu.

No início de 2005, uma das primeiras iniciativas da atual direção foi a melhora do armazenamento do sistema de lixo hospitalar. O material era depositado totalmente exposto e sem nenhum critério de cuidado. No local foi construído um abrigo, onde, atualmente, o material é separado através de coleta seletiva em contêineres para o lixo comum e para o lixo infectante.



Hospital Geral de Nova Iguaçu
Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, 953
Bairro da Posse - Nova Iguaçu, RJ - Cep: 26.030-380

Tel.: (21) 3779-9900
Fax.: (21) 2667-4152

e-mail: hgni@hgni.saude.gov.br
twitter: @HospitaldaPosse