PID (Programa de Internação Domiciliar)

O Programa de Internação Domiciliar (PID) atua a mais de cinco anos em Nova Iguaçu. O PID atende pacientes que necessitam de tratamento de longa duração e de cuidados permanentes ou possuem doenças crônicas avançadas.

A equipe é formada por médico, técnico de enfermagem, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo. O paciente precisa de uma pessoa que se comprometa a cuidar dele, que é denominada cuidador. Ele receberá informações, orientações e treinamento em casa periodicamente. Os medicamentos e os insumos hospitalares serão fornecidos pela unidade.

O atendimento domiciliar é realizado de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h. Mas se houver necessidade de o paciente entrar em contato com a equipe, ele poderá entrar em contato através do telefone do hospital ou do celular da equipe. As visitas dos profissionais do PID são agendadas de acordo com a necessidade de cada caso, podendo ser diariamente ou com até dois meses de intervalo. Se a doença se agravar, o paciente deve ser encaminhado à emergência do HGNI, com o cartão do PID.

Para ingressar no Programa de Internação Domiciliar o paciente deve ter tido alta hospitalar no HGNI. Além disso, o doente tem que comprovar a necessidade de ter cuidados por mais de 50% do tempo, ter dificuldades de se locomover até o hospital e residir no município de Nova Iguaçu.

O programa é suspenso em caso de mudança de município, desistência da assistência pelo paciente e quando ele atingir autonomia e passar a ter condições de se cuidar ou quando a doença estabilizar.



Hospital Geral de Nova Iguaçu
Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, 953
Bairro da Posse - Nova Iguaçu, RJ - Cep: 26.030-380

Tel.: (21) 3779-9900
Fax.: (21) 2667-4152

e-mail: hgni@hgni.saude.gov.br
twitter: @HospitaldaPosse