HGNI recebe novos médicos residentes

O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), único com Certificação de Ensino da Baixada Fluminense, recebeu nesta semana mais de 20 novos médicos residentes. Eles foram aprovados no concurso de residência do Ministério da Saúde, que recebeu mais de 5.770 inscrições e selecionou 666 médicos para realizar especialização em hospitais Federais, Estaduais do Rio de Janeiro e no Hospital da Posse em Nova Iguaçu.

O diretor do HGNI, Carlos Henrique Melo Reis, é um incentivador da residência médica desde os anos 70. “A residência melhora o atendimento e aprimora a formação médica. O Hospital está recebendo médicos qualificados, que tem o desejo de apreender cada vez mais. Desta forma, há uma grande possibilidade de crescimento não só para os novos residentes, mas também para os nossos profissionais, médicos e enfermeiros que serão instigados por eles.”

O HGNI possui programa de residência médica nas seguintes especialidades: Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Neurocirurgia, Neurologia, Obstetrícia e Ginecologia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria (Neonatologia). Atualmente, tem 20 residentes (R 2) cursando o segundo ano da residência e sete no terceiro (R 3).

Novos Residentes vem de outros estados brasileiros

As médicas gaúchas, Fernanda Vares, 26 anos e Juliana Silveira, 25 anos estão no HGNI para aproveitar as oportunidades para crescer profissionalmente. Fernanda, que fez faculdade na Universidade Federal de Pelotas (RS), está cursando especialização em Clínica Médica. “Estou muito satisfeita com os médicos do HGNI. Eles estão sempre presentes e as aulas são muito proveitosas”, disse Fernanda que pretende fazer um segundo curso de residência para obter formação em outra área.

A residente Juliana, que estudou na Universidade Federal de Santa Maria (RS), sairá do HGNI com especialização em Neurologia. Ela cursará o primeiro ano em Clínica Médica e mais dois na área escolhida. “Eu pensei em desistir da residência por causa da distância. Minha vida, família e amigos ficaram em Porto Alegre. Sei que vou sentir muitas saudades de casa. Hoje, estou aqui graças à receptividade dos funcionários do HGNI e, claro, pelo desejo de concluir a especialização” disse Juliana que pretende voltar para o Rio Grande do Sul assim que terminar a residência.



Hospital Geral de Nova Iguaçu
Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, 953
Bairro da Posse - Nova Iguaçu, RJ - Cep: 26.030-380

Tel.: (21) 3779-9900
Fax.: (21) 2667-4152

e-mail: hgni@hgni.saude.gov.br
twitter: @HospitaldaPosse