Emergência

HGNI17. Entrada Emergência - depois

Urgência e Emergência 24h

Em 2013 mais de 98 mil atendimentos foram realizados na urgência e emergência do HGNI

Urgência – Em março de 2013 foi inaugurada a Nova Emergência do HGNI, com atendimento mais humanizado. A Nova Emergência funciona 24hs para atendimento adulto e pediátrico. No setor são atendidos casos de urgência através do sistema adotado pelo Ministério da Saúde com Classificação de Risco, ou seja, ao dar entrada no hospital, o paciente é avaliado pela equipe de enfermeiros, que determina a prioridade do atendimento de acordo com o grau de gravidade.

O setor está equipado com consultórios de clínica médica e ortopedia, sala de estabilização, nebulização, medicação e possui equipe permanente formada por profissionais, entre médicos, enfermeiros e assistentes. 

Emergência – Os casos mais graves e pacientes trazidos à unidade por ambulâncias são atendidos no setor de Emergência, localizado na parte superior da unidade.  O setor funciona 24hs especializado em atendimento de alto risco infantil e adulto em clínica médica e ortopedia.  

Classificação de Riscos

Estabelecida pelo Ministério da Saúde, a classificação de riscos foi adotada a partir de 2013 pelo HGNI para garantir mais qualidade no atendimento a seus pacientes. É este sistema, dividido em cores, cada uma representando a gravidade do caso, que determina para qual ala da unidade o paciente será encaminhado. A classificação é feita por uma equipe de enfermeiros. Cada cor tem seu significado: 

Vermelha: indicada para casos mais graves, com risco de morte e que necessitam de atendimento médico imediato.

Amarela: indicada para atendimentos médicos de urgência, porém, que não representam risco de morte, necessariamente.

Verde: indicada para casos de menor gravidade, sem risco de morte.

Azul: Indicada para casos mais simples, de menor complexidade, onde o quando clínico do paciente é estável.

 

 

 

 

 

 



Hospital Geral de Nova Iguaçu
Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, 953
Bairro da Posse - Nova Iguaçu, RJ - Cep: 26.030-380

Tel.: (21) 3779-9900
Fax.: (21) 2667-4152

e-mail: hgni@hgni.saude.gov.br
twitter: @HospitaldaPosse